Avaliação do Tópico:
  • 2 voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Intervenção psicológica nas estruturas residenciais para pessoas idosas
(04-06-2020, 08:50 PM)Vera Fialho Martins Escreveu:
(04-04-2020, 09:15 PM)Silvia.Marina Escreveu: Também haviam pedido um tópico para Intervenção psicológica nas estruturas residenciais para pessoas idosas
Bom dia, 

Eu estou a trabalhar numa Unidade de cuidados continuados, mesmo não sendo uma estrutura residencial, os nossos utentes são predominantemente idosos.  

Atualmente estou a privilegiar as intervenções individuais usando os equipamentos de proteção individual e respeitando a distância.
No meu caso, trabalho em três pisos do edifício (Unida de média duração, Longa duração e Convalescença), sendo que o meu gabinete fica no 1º piso e, atendendo ao nosso plano de contingência, não podemos mobilizar utentes entre pisos, estou a fazer as intervenções no espaço do utente. 

A minha intervenção neste momento focaliza-se no acompanhamento psicológico individual e também realizo videochamadas com as famílias, dada a importância de manter este vínculo. 
Deparo-me com desafios novos diariamente quer com os utentes que, estando cognitivamente preservados começam a apresentar sintomatologia mais ansiosa, quer com os que não compreendendo a situação demonstram humor mais deprimido pela ausência das famílias. 

Quando não estão a ter intervenção psicológica, de forma a realizar tarefas distrativas e que paralelamente estimulem o domínio cognitivo do utente, realizei um questionário de levantamento de interesses e de acordo com as atividades que cada utente demonstra mais agrado, disponibilizo material para realizarem individualmente ao longo do dia. 

Espero ter contribuído da forma possível ! Smile

Bem haja, 
Marta Fernandes.
Responder

Mensagem neste Tópico
RE: Intervenção psicológica nas estruturas residenciais para pessoas idosas - por MartaFernandes - 04-07-2020, 09:18 AM

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)