[-]
Fórum Tópicos Mensagens Última Mensagem
Autocuidado
Caros colegas Vivemos tempos de grandes mudanças não desejadas, que se refletem nas nossas vidas pessoais e, evidentemente, nas nossas vidas profissionais. A nossa profissão, que tem vindo a crescer cada vez mais no nosso país em termos de valorização, enfrenta agora um desafio ímpar. Somos confrontados com um acréscimo das necessidades por parte das pessoas em relação à Psicologia, mas somos amputados da nossa forma tradicional de intervir. O instrumento central da Intervenção Psicológica é a relação de confiança, contruída numa relação próxima e profissional entre o psicólogo e o seu cliente. Todos sabemos bem como a interação é facilitada pelo contacto face a face e nesta altura este torna-se, no mínimo, desaconselhável. Temos então que intervir, mas à distância, o que implica desafios acrescidos. Todos sabemos que é uma situação temporária, mas a verdade é que não temos esse tempo para esperar. O Ordem dos Psicólogos tem desenvolvido todos os esforços no sentido de dar aos seus membros o máximo de condições para que se possa responder, com a qualidade desejável, aos desafios que todos enfrentamos, como profissionais e como sociedade. Este fórum, que denominámos de “Auto-cuidado”, visa criar um espaço que sentimos como necessário para que todos os Psicólogos Portugueses possam fazer as suas partilhas, e colocar dúvidas, questões e dificuldades. Num momento em que temos que nos isolar, importa que sintamos a proximidade uns dos outros enquanto classe profissional, central na resposta a esta pandemia. Neste sentido, os grandes objetivos desta iniciativa são facilitar um contexto que ajude os profissionais de psicologia a lidar com a sobrecarga emocional decorrente da sua prática, permitir a troca de experiências, clarificar papéis, procurar respostas, enfim, sentirmo-nos acompanhados nas nossas dificuldades num contexto tão exigente. E será tão importante que cada um coloque questões como procure promover respostas. A ideia é que todos ajudem todos. É construirmos uma rede de psicólogos que nos ajude a responder às dificuldades inerentes à fase que estamos a passar. Não se trata de um grupo estruturado, com regras formais e um modelo pré-definido de interação, como seria um grupo formal de intervisão. Muito menos se trata de um grupo de supervisão, em que um ou vários psicólogos seniores venham responder às questões colocadas. Volto a sublinhar que todos nós, quando sentirmos ter um contributo positivo a dar, deveremos fazê-lo e participar ativamente. O meu papel será o de mero moderador, tentando contribuir para que este fórum cumpra os objetivos para o qual foi construído. Todos precisamos de todos. Desafio por isso todos os colegas a inscreverem-se neste fórum e a contribuírem para o sucesso da nossa profissão. Um bem-haja a todos!
Moderado por: Miguel.Ricou
13 180 Intervenção com crianças
05-25-2020, 02:33 PM
por Catarina Gomes
Aconselhamento Psicológico SNS24 - -
-
Linha Informação SNS24 - -
-
Linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica COVID-19
Caros Colegas, Aqui gostaríamos de deixar uma mensagem especial de acolhimento e boas-vindas a todos os psicólogos que, diariamente e no terreno, procuram organizar respostas diversas face às necessidades de um momento tão exigente como este de crise pandémica COVID-19, a partir de estruturas, entidades e autoridades locais (e. g. autarquias, IPSS's, Instituições de Ensino Superior), no sentido de garantir a segurança, a literacia com vista à adoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde, e o bem-estar psicológico e social das populações e comunidades, em particular dos grupos de maior risco (e. g. idosos), dos grupos mais vulneráveis (e. g. vítimas de violência, crianças/jovens institucionalizados, minorias étnicas, sem-abrigo, cuidadores informais, portadores de deficiência), ou ainda daqueles cujas oportunidades limitadas aumentam o risco do impacto emocional, social e/ou económico desta pandemia. Têm sido várias as iniciativas de organização de Linhas de Atendimento Telefónico, e muitos têm sido os psicólogos envolvidos na criação, implementação, monitorização e até supervisão ou coordenação, para além da prestação de serviços no atendimento diário. Também por este motivo, muito congratulamos o esforço continuado, o envolvimento e o empenho com que os psicólogos, em cada ação junto da população, disponibilizam o seu know-how e a sua experiência, colocando-se diariamente na linha da frente do combate a esta crise. Pretendemos com este fórum oferecer um espaço de discussão, de partilha de experiências, de esforços e de necessidades, de procura de ideias, estratégias e soluções para a resolução de problemas a partir dos seus pares, de promoção do desenvolvimento profissional e de apoio mútuo neste momento singular e ativador das nossas competências pessoais, profissionais, da nossa capacidade de trabalho em equipa mais alargada, e de união, para responder a esta pandemia. A ativação e conjugação deste know-how entre psicólogos, em prol da saúde pública de todos os cidadãos e de uma nação, e a coesão que demonstramos e demonstraremos, serão certamente os nossos melhores recursos! Bem-Vindos e Bem-Hajam! Abraço, Sofia Ramalho & Isabel Trindade.
Moderado por: Isabel.Trindade, Sofia.Ramalho
- -
-
Agentes OPP de Comportamentos Pró-Sociais e Pró-Saúde

Moderado por: Miguel Oliveira, Sara Cabaço
- -
-
Psicologia, cuidados hospitalares e COVID-19

Moderado por: Isabel.Trindade
- -
-
Psicologia, cuidados saúde primários e COVID-19

Moderado por: Isabel.Trindade
- -
-
Psicólogos Juniores e COVID-19
Caros colegas, Vivemos tempos de grande incerteza, cujo impacto se reflecte na nossa vida pessoal e vida profissional, com possível impacto no Ano Profissional Júnior. Neste momento de isolamento físico, importa que estejamos próximos – é essa a resposta central a esta pandemia. Para isso, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou o fórum O Ano Profissional Júnior em Fase Pandémica COVID-19. Este espaço online visa criar um contexto, que sentimos como necessário, para que todos os Psicólogos Júnior possam partilhar as suas ideias, dúvidas, questões, dificuldades e sucessos relativos ao Ano Profissional Júnior, contribuindo assim para que respondam, com a qualidade desejada, aos desafios que enfrentam enquanto profissionais num momento em que o papel da Psicologia e dos Psicólogos na sociedade é ainda mais urgente e fundamental. Neste sentido, os grandes objectivos deste fórum, que contará com a moderação de elementos da OPP, são os de facilitar um contexto seguro que permita trocar experiências, clarificar dúvidas e dilemas, procurar respostas e garantir que se sintam ainda mais acompanhados nas dificuldades que possam eventualmente estar a sentir neste momento tão exigente. Será tão importante colocar perguntas como oferecer as vossas sugestões e contributos para questões que considerem pertinentes. O actual momento exige a colaboração de cada um e, assim, de todos. Um bem-haja a todos! Teresa Espassandim
Moderado por: Edite Queiroz, Marta Alves, Patrícia Barros, Pedro Félix, Teresa.Espassandim
- -
-
Psicólogos com intervenção em contexto escolar

Moderado por: Sofia.Ramalho
0 0
Nunca

[-]
Quadro de Estatísticas
Quem está Online [Lista Completa]
34 Utilizadores ativos nos passados 15 minutos (1 Membro, 0 dos quais são invisíveis, e 32 visitantes).
Bing, Célia Lopes
Quadro de Estatísticas
Os nossos membros colocaram no total 1,630 mensagens em 201 tópicos.
Até ao momento encontram-se 1,793 membros registados.
Por favor, Deem as boas vindas ao nosso membro mais recente, ccymbron@gmail.com
O maior número de utilizadores online em simultâneo foi de 231 em 03-30-2020 às 11:02 PM
Estatísticas do Fórum

Fórum Com Novas Mensagens
Fórum Sem Novas Mensagens
Forum Encerrado
Redirecionar Fórum